terça-feira, 3 de março de 2009

Destaque Março - O empresário Manuel Pinto de Azevedo

Empresário portuense, nasceu em 1874, na freguesia do Bonfim. Faleceu em 1959, em Matosinhos.
Inicia a sua actividade profissional como operário da indústria têxtil.

Em 1914, conduzia já os destinos da Fábrica de Tecelagem do Bonfim e, mais tarde, fundou e participou noutras empresas têxteis, entre elas a Fábrica de Tecidos de Soure, a Fábrica de Fiação e Tecidos de Ermesinde, a Fábrica da Areosa, a Fábrica de Tecidos Aliança, em Rio Tinto, e a Empresa Fabril do Norte (EFANOR), na Senhora da Hora. Nesta última, inaugura um novo ciclo de desenvolvimento, expandindo os seus produtos e mercados.

Grande industrial e empresário do Norte, além do sector têxtil, é de destacar a sua intervenção nas conservas, no cobre, na banca, nos seguros, na vinicultura e na grande exploração agrícola, sendo proprietário de várias quintas em Amarante, Macedo de Cavaleiros e Régua, onde produzia vinho, azeite, produtos pecuários, etc.
A sua actividade alarga-se, ainda, a outros sectores, como a comunicação social. Foi proprietário do importante jornal diário portuense O Primeiro de Janeiro, estando ainda ligado aos jornais O Norte e Jornal de Notícias.

A documentação existente neste acervo revela, ainda, uma outra faceta deste empresário e empreendedor - a preocupação e o envolvimento nos problemas sociais da sua época, construindo escolas, apoiando instituições de caridade... Manuel Pinto de Azevedo é, pois, um marco incontornável da história da cidade do Porto de inícios do século XX.


Neste acervo, podemos encontrar documentação oriunda de algumas das suas fábricas:
- Tecidos Aliança, Lda., Giesta - Rio Tinto (1926-1949);
- Sociedade Manuel Pinto de Azevedo S.A.R.L., Giesta - Rio Tinto (1949-1970);
- EFANOR S.A., Senhora da Hora - Matosinhos (1942-1995);

e das quintas:
- Casal de Vale Pradinhos;
- Macedo de Cavaleiros (1937-1959);

Sem comentários: